Fale Conosco

(51) 3729-7596  |  991-079-512
CARRINHO

Livraria Online

LOGIN   |  CADASTRE-SE

Fale Conosco

(51) 3729-7596  |  991-079-512

A arte de ler

Leitura e individuação - Jung e os professores

Segundo Carl Gustav Jung, toda a nossa estrutura emocional funciona sobre o tripé Ego, Inconsciente Pessoal e Inconsciente Coletivo. Tudo isso formaria o Self, a alma.

Embora o Ego seja a nossa memória lúcida, quem nos governa de fato é o Inconsciente Pessoal e o Coletivo, através dos Arquétipos, que representam, por síntese, as aprendizagens e a emoções marcantes.

Essas sínteses, guardadas como palavras-chave ou como logos de propaganda, são sinais que têm significado muito além da sua imagem, esteja representada por desenho ou por palavra.

 

Jung acredita que todos nós, através da compreensão desse mundo simbólico chamado Sombra ou Inconsciente, encontramos a cura para traumas psicológicos e alcançamos a Individuação, que é ser mais do que o Ego (razão), tornando-nos capazes de assimilar o material do inconsciente (intuição). Essa é a grande meta do viver.

 

Você já pensou na importância da leitura como fator de enriquecimento da sensibilidade, para que o indivíduo transcenda o próprio Ego e alcance zonas mais sutis, desenvolvendo o Self (alma) em plenitude?

 

Saber ler é sensibilizar-se para, acima da razão, encontrar a alma da vida, que se manifesta pela Arte.

 

Por isso, Pietro Ubaldi, no livro A Grande Síntese, em seu Cap 100: A Arte, escreveu:

Ao focalizar os problemas da fase alfa (o suprassumo da evolução) com minúcia, coloco no ápice deles a arte, como expressão suprema da alma humana. Nada espelha melhor a ideia dominante de uma época. Por vezes é graça e suavidade, doutras vezes, simplicidade e potência; ainda, profundidade de espírito puro, ou então, ouropel vazio de forma. Exprime sempre o pensamento humano que ascende ou decai, aproximando-se mais ou menos da grande ordem divina. O pensamento que ora ousa, ora repousa, ora é jovem, ora cansado, é primeiramente retilíneo e cortante como a força, depois, arredondamento de linhas, um esforço em descida, um inútil escorar-se do vazio na grandiosidade das formas. Estilo tranquilo ou audacioso, límpido ou confuso, cansado ou poderoso, representa sempre a face exterior da alma humana, do mistério do infinito que nela se agita. Como tudo o que existe tem um rosto, expressão de alma, uma revelação do pensamento divino em que o universo fala incessantemente, assim a arte é revelação de espírito, tanto mais valerá, quanto mais a forma for transparente e simples. Quanto menos se fizer sentir a si mesma, tanto mais a ideia será substancial e poderosa na eternidade, vinculada à lei, impondo-se à forma. Fenômeno estreitamente ligado às fases ascensionais ou às involuídas do espírito, a arte apaga-se quando o espírito adormece, porque só nele reside sua inspiração. A arte é espírito...

 

            Enquanto isso, na prova do ENEM recente, mais de 53 mil candidatos tiraram zero na Redação, enquanto 104 candidatos tiraram 1.000 pontos. Isso não considerando os que não elaboraram texto algum. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/mais-de-53-mil-candidatos-tiraram-zero-na-redacao-do-enem-18451009#ixzz3x7qFqlmQ 

            Também pense se, em sua escola ou rede de ensino, os projetos de leitura não são aqueles que primeiro são abandonados, por falta de verba ou por excesso de outros projetos?
 

Por isso, a WS Editor e seus autores acreditam que fazer um bom projeto de leitura significa extrair do discípulo o seu conteúdo interior, fazê-lo revelar-se, ascender, libertar-se, individuar-se. Isto é, segundo Jung, alcançar, pela sensibilização, a plenitude da alma.

Um projeto de leitura, com qualidade, tem três etapas fundamentais: leitura, recriação e debate.

E um projeto bem feito, com quem tem experiência, poupa muito trabalho para sua equipe. Como... contrato com dos autores, alimentação, translado, hospedagem, o que fazer com cada livro, como organizar o organograma de trabalho.

É isso que a WS Editor propõe através do Projeto Autor na Sala de Aula

 


PUBLICADO EM: 12/FEV/2016

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

51. 3726-3101
Rua Duque de Caxias, 812 - Centro - Lajeado - RS



Copyright © 2017. Todos os direitos reservados a WS Editor     |     Tecnologia Rock7

Copyright © 2017.
Tecnologia Rock7

Área de acesso restrita!